Endless OS 3.1 está aqui

Apresentando o Endless OS 3.1

O Endless OS 3.1 é a segunda versão do Endless OS 3, com foco em ótimos recursos adicionais e melhorias gerais na estabilidade. Dentre as diversas novidades desta versão, destacamos abaixo as principais:

Programas de vídeo

Temos o prazer de anunciar que a estrutura do Endless agora conta com um importante novo recurso: o suporte a reprodução de vídeo. Com o sistema de estrutura modular, nós podemos projetar e desenvolver aplicativos por meio de uma biblioteca de componentes. Estamos muito animados com o novo suporte para vídeos, pois, além de facilitar o aprendizado, eles têm algumas vantagens sobre o conteúdo escrito tradicional, tais como:

Mais envolvimento

Os vídeos atraem mais a atenção, sobretudo das crianças. Conteúdo audiovisual é mais envolvente e faz as pessoas absorverem melhor as informações.

Acessibilidade

As pessoas com menores níveis de escolaridade podem acompanhar os vídeos muito mais facilmente. Proporcionar acesso ao software para esse público é um avanço enorme.

Por conta disso, programas com conteúdo audiovisual começaram a surgir pela primeira vez e agora estão sendo disponibilizados no Endless OS 3.1. No momento, esses programas estão sendo fornecidos especificamente para a edição brasileira.

Renovação completa dos temas visuais

Vários programas tiveram seus temas visuais renovados por completo no Endless OS 3.1 e agora estão muito mais agradáveis aos olhos. Esses temas foram cuidadosamente repensados e trabalhados pela nossa equipe de design. Para nós, todo detalhe é importante.

Programas de terceiros

Com o Endless OS 3.1, estamos aprimorando continuamente o nosso suporte ao Flatpak para facilitar a instalação de programas desenvolvidos por terceiros. Com o suporte ao Flatpak cada vez melhor, os desenvolvedores de programas e conteúdo terão muito menos obstáculos para distribuir o seu software. Com esta nova versão, o Endless OS suporta muito mais aplicativos do GNOME e, além disso, implantamos um método que facilita a instalação de programas desenvolvidos pela comunidade: agora é possível, com cliques do mouse, adicionar novos programas à Central de Programas por meio de arquivos de repositório do Flatpak.

As edições completas do Endless OS agora contam com a mais recente versão estável do runtime do GNOME, bem como com a possibilidade de se instalar programas GNOME diretamente do repositório do GNOME no Flatpak – no entanto, os usuários atuais só terão acesso a esse recurso na próxima versão 3.1.1. Os usuários que atualizarem a partir da versão 3.0 ou estiverem utilizando a edição “Básica” do Endless OS irão baixar o runtime do GNOME automaticamente quando forem instalar algum programa disponibilizado no repositório do GNOME.

Outras melhorias

  • O kernel Linux foi atualizado da versão 4.4 para a 4.8, proporcionando um suporte melhor para diversos dispositivos de hardware mais recentes.
  • Vários componentes do SO foram atualizados para a versão Linux mais recente, contando com os últimos recursos e melhorias disponíveis.
  • Agora é possível instalar programas da estrutura Electron – isso diz bastante respeito a desenvolvedores de programas e de conteúdo.
  • Novo suporte upstream integrado para aplicativos externos do Flatpak, o que nos permite implementar de maneira mais robusta serviços como Google Chrome, Dropbox, Skype e Spotify, cujos respectivos programas são baixados de fornecedores externos porque não temos permissão para distribui-los diretamente de nosso servidor.
  • Consertamos um bug muito importante relacionado a abertura de programas. Ele diz respeito aos usuários que instalaram as versões 3.0.10 ou 3.0.11 do Endless OS (ele não afetou os usuários que instalaram versões 3.0 anteriores e só depois atualizaram o sistema).
  • Os novos usuários que baixarem o Endless OS ou adquirirem dispositivos com o Endless OS pré-instalado irão instalar o Google Chrome automaticamente como opção de navegador, pois ele pode ser muito útil para sites com vídeos que precisam de codecs licenciados (os codecs licenciados já estão incluídos no navegador padrão dos computadores Endless).
  • Trabalhando em parceria com o MEC, disponibilizamos diversos novos aplicativos educacionais para os falantes de português brasileiro.
  • Melhoramos o suporte a áudio de diversos programas do Endless, como o programa chinês que ensina a falar inglês.
  • O programa Coding Fun agora está disponível na Central de Programas.
  • Novo suporte para tradução de chinês tradicional (taiwanês), romeno e alemão na área de trabalho. Pretendemos implementar a tradução de nomes de programas para essas línguas na versão 3.1.1.
  • Além da versão espanhola internacional, estamos disponibilizando uma versão com conteúdo localizado voltada especificamente para o público mexicano.
  • Muitas outras melhorias e correções.