Errors de instalação: Sistema não inicia

Sou novo no mundo do Linux, mas faço formatações em Windows há anos. Gostaria de testar o novo sistema mas não consigo instalar. Primeiro tentei instalar junto com o Windows 7, instalei a versão completa do Endless 3.0. A instalação ocorreu muito bem, porém ao iniciar o sistema fiz o meu usuario com senha, fiz o tutorial de 5 minutos e quando foi pra usar de verdade a tela ficou preta e não apareceu mais nada. Reiniciei o computador e pede usuario e senha. Coloco tudo certinho e ao iniciar, nada volta pro login do sistema.

Na segunda vez que tentei instalar foi em um HD novo pelo PenDriver Bootável. Instalei tudo mas ao finalizar a instalação dá um erro e pedi que eu contate o suporte. Porem reiniciei o computador, crio uma conta e pulei o tutorial de 5 minutos. A tela fica preta e o sistema não aparece.

Olá Camila!
Lamento que tenha estes problemas com o Endless OS mas vamos tentar resolvê-los.

O erro que aconteceu no final da segunda instalação é conhecido e já vai estar corrigido na próxima versão (a ser lançada mais para o final do mês). No entanto este erro não deve estar relacionado com o da tela preta.
Gostaria de pedir-lhe que comparta os detalhes do seu hardware (placa gráfica, memória, processadorm, etc.) para tentar perceber o que pode estar a acontecer.

Cumprimentos!

Desculpa pela demora. Mas achei o erro. Tirei minha placa gráfica e liguei o PC pela VGA on-board e funcionou. Acho que o Endless OS não combina muito com minha placa. kkk. Mas vou passar os dados do meu equipamento.

Vou começar pela problemática:

Placa Gráfica: Nvidia Geforce GTX750 TI Zotac
Placa mãe: Gigabyte M68MT-S2P Ver. F1
Placa de memória: 2x 4GB DDR3
CPU: AMD Phenom II x4 945
HD: 160GB
Fonte: 550 Watts potencia real.

O Endless OS agora está junto com Windows 7.

Olá Camila,

Que ótimo que conseguiu fazer o Endless OS rodar no seu computador! Espero que você goste!

Eu andei conversando com outros engenheiros e é sabido que existem alguns problemas quando utilizado uma placa Nvidia em computadores que possuem mais de uma placa de video. Normalmente usando a integrada resolve o problema, mas estaremos verificando uma solução melhor para esse problema no futuro.

Avise se puder ajudar em mais alguma coisa!

-Abner

Abner, agradeço a sua resposta. Porém fiquei confusa. Me responda uma coisa:

Este erro é causado porque eu tenho 2 saídas gráficas? Mesmo uma sendo on-board e a outra off-board?

Outra pergunta:

Para quando está previsto o conserto desse erro?

Bom. Estou gostando muito do sistema já instalei no pc do meu pai e o dele funcionou bem. Ele está adorando e minha irmã também. Espero que esse problema seja corrigido rápido.

Oi Camila,

Não tenho como te garantir 100% que esse é o problema que você esta tendo, pois a gente precisaria investigar diretamente a sua máquina. O que descobri é que em outras situações essa combinação de duas placas gerou alguns problemas pequenos, mas não posso garantir que é exatamente o que você esta vendo.

Sobre quando uma solução estará disponível eu infelizmente não consigo dizer no momento, pois temos demandas diversas.

De qualquer formar, vamos tentar descobrir mais informações sobre o que pode estar acontecendo com a sua máquina. Vou colocar alguns passos pra você seguir aqui e ver se conseguimos mais pistas:

  1. Ligue sua máquina de forma que você consiga usar o Endless OS (VGA onboard)
  2. Abra o aplicativo ‘Terminal’. Nele digite o comando: sudo mkdir -f /var/log/journal
  3. O comando acima vai pedir sua senha para poder executar, pode informar sem problemas
  4. Desligue sua máquina, conecte na sua placa de vídeo NVidia e reproduza o problema da tela preta
  5. Reinicie sua máquina novamente, mas dessa vez usando a VGA onboard novamente para que você tenha acesso ao Endless OS
  6. Abra novamente o aplicativo ‘Terminal’. Execute o comando: eos-diagnostics
  7. O comando acima irá gerar um arquivo de texto no diretório do seu usuário. Exemplo: eos-diagnostic-mmddaa-hhmmss-UTC-0300.txt ou algo parecido com isso
  8. Espero que esse arquivo contenha mais informações sobre o problema. Por favor, nos envie ele para analise

Bom, não posso prometer uma solução, mas espero conseguir mais informações sobre o problema.

Me avise se tiver alguma dúvida.

Abraços,
-Abner

Olá Abner. Tentei. Digitei: sudo mkdir -f /var/log/journal
Pediu minha senha, mas nada no teclado funcionava. Parece q não deixava eu digitar.
Eu vou, quando tiver tempo, instalar a versão completa do Endless e tentarisso de novo.

Obrigado e abraço

Camila,

Quando o sudo pede sua senha realmente nada aparece na tela enquanto você digita, mas não se preocupe, você esta digitando a senha. Quando terminar de colocar sua senha pressione a tecla [Enter] e deve funcionar. É meio que digitar a senha as segas, mas é assim mesmo que funciona.