Windows 10 dual boot

Eu faço a instalação correta do Endless por dual boot, e pede para reiniciar o computador mas ao reiniciar não é me dado nenhum menu para a escolha do Windows 10 ou para a escolha do endless, e no menu de boot não tem a opção do endless

Você tem um computador Acer?

Sim. Eu tenho um Aspire E5-471-30DG

meu problema é o mesmo, desinstalei e reinstalei pra ver se resolvia o problema, mas não deu em nada, agora não consigo desinstalar o programa, minha maquina é um notebook acer E5-571

Experimentar a versão de pré-lançamento do instalador de endless-installer-dc903fc-efi.exe - que deve deixá-lo desinstalar embora Acer tem muito quebrado aplicação EFI.

Estamos tentando descobrir uma forma de contornar, mas não temos uma resposta ainda, infelizmente.

(Desculpem a minha Português, estou usando o Google Translate!)

1 Like

So, i can’t use endless with dual boot?

Como o @ramcq mencionou antes, diversos modelos da Acer apresentam esse problema, devido ao firmware UEFI deles não seguir completamente a especificação técnica do UEFI Forum. Para que o menu de boot do Endless apareça durante o boot (possibilitando escolher entre Endless ou Windows), é necessário adicionar manualmente o Endless à lista de entradas de boot no setup da máquina (também conhecido como BIOS ou UEFI).

Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos (testado num Acer Aspire R 13, em outros modelos pode ser um pouco diferente):

  1. Entre no programa de setup pressionando F2 assim que aparecer o logo da Acer ao ligar a máquina (caso tenha dificuldades com esse passo, tente uma das alternativas deste link: http://acer-br.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/37196/~/windows-10%3A-acessando-a-bios-uefi).
  2. Na aba Security selecione Set Supervisor Password e digite uma senha (anote essa senha pois ela será necessária em um próximo passo). A senha deverá ser a mesma em ambos os prompts.
  3. Selecione a opção Select an UEFI file as trusted for executing, que estará liberada após o passo anterior.
  4. Selecione HDD0 - <EFI> - <Endless> - bootx64.efi.
  5. Digite um nome para a entrada de boot do Endless OS, por exemplo Endless (o nome não pode conter espaços ou caracteres especiais como _) e selecione Yes.
  6. Selecione Set Supervisor Password novamente, digita a mesma senha que você digitou no passo 2, porém apenas 1 vez. Para as caixas de entrado dos prompts Enter New Password e Confirm New Password, apenas pressione Enter, deixando os campos em branco. Isso irá remover a senha de supervisor que foi criada no passo 2, deixando o programa de setup acessível sem senha, da mesma forma como de fábrica.
  7. Na aba Exit, selecione Exit Saving Changes, seguido de Yes.
  8. Acesse o programa de setup novamente.
  9. Na aba Boot aparecerá uma nova entrada no final na lista, chamada EFI File Boot 0: Endless (ou com o nome escolhido no passo 5). Selecione essa entrada e pressione F6 repetidamente, até que essa entrada esteja no topo da lista, antes de Windows Boot Manager.
  10. Na aba Exit, selecione Exit Saving Changes, seguido de Yes.

Após seguir esses passos, o computador irá reiniciar e o menu de boot do Endless deverá aparecer.

Para reverter o processo e deixar a lista de entradas de boot como veio de fábrica, esses são os passos:

  1. Entre no programa de setup pressionando F2 assim que aparecer o logo da Acer ao ligar a máquina (caso tenha dificuldades com esse passo, tente uma das alternativas deste link: http://acer-br.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/37196/~/windows-10%3A-acessando-a-bios-uefi).
  2. Na aba Security selecione Set Supervisor Password e digite uma senha (anote essa senha pois ela será necessária em um próximo passo). A senha deverá ser a mesma em ambos os prompts.
  3. Selecione Restore Secure Boot to Factory Default.
  4. Selecione Set Supervisor Password novamente, digita a mesma senha que você digitou no passo 2, porém apenas 1 vez. Para as caixas de entrado dos prompts Enter New Password e Confirm New Password, apenas pressione Enter, deixando os campos em branco. Isso irá remover a senha de supervisor que foi criada no passo 2, deixando o programa de setup acessível sem senha, da mesma forma como de fábrica.
  5. Na aba Exit, selecione Exit Saving Changes, seguido de Yes.

No próximo boot a máquina deverá inicializar o Windows diretamente, conforme a configuração padrão de fábrica.

Por favor nos informe se esse processo funcionou conforme esperado, ou sobre quaisquer dificuldades encontradas.

2 Likes

Muito obrigado @jprvita e @ramcq , dessa vez funcionou… o programa de desinstalação foi ótimo. E as modificações da Bios funcionaram perfeitamente. Agora vou testar mais a fundo o Endless.
Logo estarei aqui elogiando ou criticando quando for o caso, e quem sabe talvez dando algumas idéias.
Mais uma vez obrigado, e um grande abraço a toda a equipe.

Muito obrigado, funcionou direito aqui. Mas após selecionar o Endless ele me mostra o simbolo do endless e me manda para uma tela que acho que é um shell, para eu digitar algum comando, como eu saio dela e inicio o sistema?

estou tendo essa mensagem

6 posts were split to a new topic: Endless OS (unavailable)

2 posts were merged into an existing topic: Instalação que dá erro em 3% da instalação

@matheus_oliveira_san It’s possible that you have hit a bug in older versions of Endless OS (before 3.0.5 which we released this week) which has a bug reading the Endless image after the Windows defragmentation process has run (automatically every Wednesday). Unfortunately because you can’t boot into Endless, it’s very hard to apply the update to 3.0.5. The easiest would be to uninstall and then reinstall using the latest installer, currently 3.0.5.1 available from: https://d1anzknqnc1kmb.cloudfront.net/endless-installer/endless-installer-v3.0.5.1.exe

Olá, você selecionou o “Others” na BIOS?

Eu tenho o mesmo problema. TEnho um Ultrabook LG, modelo LGU45 ou 46.
Ele instala perfeitamente mas não aparece o menu de dual boot.

@Marcello_Pato você tentou seguir os passos que foram descritos anteriormente aqui no post?

Meu notebook é um acer E 15, segui todos os passos mas ainda continua sem aparecer o dual boot.

Eu tenho o mesmo problema. Uso um notebook Samsung Series 5 e não consigo utilizar o Endless porque o sistema entra direto no Windows. Os passos descritos nesse fórum não servem no meu PC pois quando quando defino uma senha a opção citada no item 3 não aparece na minha BIOS.